quarta-feira, 25 de junho de 2008

Settlers of Catan

Quem inventou esse jogo teve a manha! Um dos melhores jogos de tabuleiro que já joguei. Eu pensava que jogos desse tipo perderiam espaço para jogos de computadores ou ficariam na mesmice, mas parece que não é bem assim. A ídeia é bem simples, num tabuleiro cada jogador vai contruído cidades e estradas, sendo que esses valem pontos no jogo, quem completar um determinado número de pontos ganha o jogo.

O tabuleiro é composto por casas hexagonais sendo que cada uma contém um elemento (tijolo, trigo, porco, árvore ou diamante) e um número. A cada rodada o jogador roda o dado e o número que cair é o elemento que todos os jogadores ganham (Se ele tiver uma cidade que encosta na casa do número correspondente) . Cada coisa a ser construída tem um custo (estrada custa 1 tijolo e 1 madeira, por exemplo) além de construir, o jogador pode optar por comprar cartas especiais que o ajudam durante o jogo. As casas são construídas nas quinas dos hexagonos (cada casa encosta em 3 hexagonos) e as estradas nos lados. O mais legal é que o tabuleiro é sorteado aleatóriamente em cada jogo, ou seja, cada jogo é diferente do anterior!!!

Existem outras regras, mas é mais fácil entende-las jogando, uma versão on-line (inclusive com outros jogos) pode ser vista aqui http://games.asobrain.com/index.html.

Mais sobre o jogo http://en.wikipedia.org/wiki/Settlers_of_Catan.

Nenhum comentário: