sexta-feira, 3 de julho de 2009

Software Livre

Então, fiquei com vontade de escrever sobre Software Livre hoje. Para colocar o contexto da minha postagem, ontem participei do Google Open Source Jam aqui em Belo Horizonte - Minas Gerais. Além disso trabalho num projeto que terá o código fonte publicado assim que o CD for distribuído (pois estou trabalhando no código do YAST que é GPL).

O open source jam foi bastante divertido , mas senti falta das pessoas colaborarem mais. Na verdade as maiores dicussões foram relacionadas a problemas nos projetos dos outros do que a soluções.

Fiquei pensando que falta uma união maior aos desenvolvedores de SW-livre. Aparentemente, as pessoas ficam mais preocupadas em mostrar o "tamanho do pau delas" ao invés de tentar ajudar as coisas a melhorarem.

Coitado dos caras do CEFET que criaram um sistema de distribuíção de imagens via torrent, fizeram uma solução FODA, mas quase foram apedrejados, pelo menos eu senti assim.

A reação das pessoas desdenhando das soluções propostas foi triste. As brigas entre GNOME X KDE, GLP X BSD, micro-kernel x kernel-monolitico, etc são ridiculas! O pessoal tem que ser mais prático e tentar resolver os problemas sem frescura. O mundo real prefere soluções, independentes se elas estiverem em Assembler ou python (considerando as duas pontas de linguagems - Vou levar pedradas, o povo vai soltar ML, haskel, falar de JAVA.. )


Enfim.
Precisava de desabafar isso, bom que tenho um blog que ninguém lê. :-)

VAMOS COLABORAR GALERA! e não ficar medindo quem sabe mais de determinado assunto de SW livre.

Um comentário:

Christiano Candian disse...

Eu não só leio sempre como assino o RSS! :)