terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Inundações em São Paulo

Pra quem não sabe, moro em BH e estou longe de ser um conhecedor da cidade de São Paulo. Mas nos últimos meses eu tenho olhado vários e vários imóveis para comprar, estou procurando uma casa.

Nessa minha busca por imóveis, pude notar que 90% dos proprietários não se importam em manter o espaço do terreno sem cobertura para evitar a hipermeabilização total do solo. A primeira providência de um proprietário quando o "Habite-se" sai é cimentar qualquer faixa de terra no terreno para fazer uma área de churrasco.

Isso não é uma atitude somente dos proprietários não, os corretores de imóveis incentivam esse tipo de comportamento, bem como os construtores.

Pra quem não entendeu o objetivo disso, só tenho 1 coisa a dizer, nós mesmos somos os responsáveis pelas enchentes! Quando você aceita que seu condomínio cubra o solo de tal forma que, toda a água tenha que ser escoada para as redes pluviais, você está ajudando na hipermeabilização do solo, e consequentemente no aumento da probabilidade das enchentes.

No final das contas, isso comprova a tese de que "se não é comigo, foda-se", mas como a falta de educação impera, os donos dos imóveis vão continuar cobrindo os terrenos.

Nenhum comentário: